Muitas pinturas de artistas da antinguidade impressionam pela qualidade e beleza expressada nos traços, luzes, sombras e representações. Às vezes as pinturas dizem tanto, que parecem se tornar parte da nossa realidade através da mensagem que os elementos que nela se encontram conseguem transmitir aos nossos olhos. Nesse contexto, quando arte e tecnologia se unem é algo surpreendente.

Uma Extensão da Obra

Bons observadores podem até imaginar movimentos nas obras de arte, tornando-as vivas em seu imaginário à partir de uma imersão artística na obra. Mas recentemente o animador e diretor Rino Stefano Tagliafierro tornou os movimentos que antes poderiam ser imaginários em algo real.

É como se o trabalho de Tagliafierro fosse uma extensão da obra dos grandes pintores, dando vida às obras. Isso se torna muito interessante e válido pelo fato de que boa parte das obras indicam movimento em suas formas, pessoas e objetos representados nas telas. Certamente o que o artista representou é uma das das possibilidades, mas sua proposta abre uma porta para a interação da tecnologia com a arte antiga.

Artista Promissor

Nascido em 1980, Rino Stefano Tagliafierro se tornou diretor, diretor de arte e video-artista. Ao longo dos anos, ele teve experiência como diretor de arte, artista visual, designer gráfico, animador e compositor 2D para criar video-arte, comerciais, curtas-metragens, videos de moda, videomapping, video-projecções e video-instalações para exposições, museus e eventos especiais.

Como autor, participou de várias exposições de arte contemporânea em Milão, Nova York, Paris, Sapporo, Moscou, Berlim, recebendo prêmios internacionais em vários festivais de animação, curta-metragem e experiências, incluindo Short Film Corner Cannes, Festival d’Annecy, Clermont-Ferrand Short Festival, Rooftop Film New York City, Sapporo Short Fest e Milano Film Festival.

Arte e Tecnologia Reconhecida

Em 2014, ele publicou o curta-metragem BEAUTY, após ter ótimos resultados e reconhecimento em todo o mundo ele obteve a aprovação de importantes jornais nacionais, internacionais e revistas especializadas, como Le Monde, Le Parisien, Le Figaro, Wall Street International, Bild, The Guardian, France2 , Wired, The Telegraph, Artribune, Daily Mail, Sky, La Stampa e La Repubblica. 

Veja abaixo o vídeo e caso queira saber os nomes dos artistas e obras presentes na animação, clique aqui.