Por Prof. Alexandre Iervolino

A Origem das Dificuldades

Uma das maiores dificuldades que percebi em meus alunos nesses anos de ensino universitário é que grande parte deles não sabia como estudar. Na realidade, essa dificuldade existia também para mim em todos os anos de ensino fundamental e ensino médio, mas por ter bons amigos e bons professores que sempre me auxiliaram e por ter muita curiosidade, consegui superar essa dificuldade e hoje me sinto apto para aprender praticamente qualquer coisa. Para que você possa trilhar esse caminho mais cedo do que eu, aqui falarei de alguns livros recomendados para auxiliar nessa jornada.

O mais importante em ter aprendido como aprender, é que percebi que não posso culpar meus alunos por não conseguirem estudar uma coisa ou outra, pois esta é uma dificuldade que vem desde os primeiros momentos escolares. Sendo assim, o desafio como professor se torna ainda maior. O nosso sistema educacional atual é inadequado e não prepara ninguém para aprender. Quando percebemos, estamos à frente de uma série de disciplinas que precisamos conhecer para conseguir passar nas temidas provas. Somos jogados lá, de certa maneira, sem querer de fato estar ali.

Toda a situação enfrentada à partir dos primeiros momentos escolares pode muitas vezes criar uma série de bloqueios e vícios que irão nos prejudicar por anos à frente, caso nada seja feito para mudar. A boa notícia é que existem diversas maneiras para que você se reprograme e passe a superar os bloqueios existentes, conseguindo assim avançar nos estudos de maneira eficiente.

Uma coisa posso lhe afirmar, mesmo sem te conhecer: você é muito inteligente e pode aprender qualquer coisa!

Faço essa afirmação porque antes de tudo você é um ser humano com um cérebro maravilhoso e cheio de capacidades. Além disso, hoje a ciência está mais do que certa sobre a plasticidade do cérebro, ou seja, a nossa capacidade de mudar. Todos temos essa capacidade, e para que isso ocorra só depende de você tomar a decisão e ter a instrução correta.

O Poder do Hábito

Todos temos hábitos, mas o que sabemos sobre eles é muito pouco. Depois de décadas de pesquisa temos hoje diversos estudos que comprovam que os hábitos existem em nós de maneira até mesmo inconsciente, e que muitas vezes são eles que guiam nossas decisões.

Mas como isso acontece? Os exercem uma força muito grande em nossa vida e saber reconhecer seus maus hábitos e poder muda-los pode significar alcançar aquilo que você tanto quer, mas que até o momento pensa não ser possível.

Se levarmos isso ao campo do estudo, eu posso lhe garantir por experiência que realmente funciona. O livro que indico para conhecer mais a fundo esse grande poder é “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg.

Aprendendo a Aprender

Nós seres humanos já nascemos com uma enorme capacidade de analisar, reter, comparar e categorizar informações diversas de forma incrivelmente natural. Mas ninguém nasce sabendo tudo sobre aprendizado, e raramente, muito raramente, isso é ensinado.

O ato de aprender é algo que também se aprende, e conhecer as técnicas de aprendizado pode fazer com que você se sinta capaz para estudar e aprender praticamente qualquer coisa que desejar. Barbara Oakley escreveu um excelente livro sobre o assunto, e como professor considero uma leitura obrigatória.

Super Cérebro

Até hoje, mesmo após tanto tempo de estudo e com equipamentos avançados, o cérebro humano ainda é uma fonte de mistérios. É maravilhoso conhecer cada vez mais sobre o que chamam de “o universo que cabe na palma da mão”. Nosso cérebro tem capacidades incríveis e você pode utiliza-las a seu favor, mas para isso é necessário conhecer alguns aspectos que permeiam o funcionamento desta jóia tão importante.

Deepak Chopra é um conceituado autor, que com muita habilidade escreveu este livro.

Acredite em você e em suas capacidades, vale muito a pena, posso garantir. Tenha esses livros como um começo e depois disso não pare de evoluir e crescer.

Boa leitura e bons estudos!