O YouTube tem um novo design e um novo logotipo para acompanhá-lo. Essa é a primeira vez em 12 anos que a empresa altera o logo.

O novo logotipo elimina o design clássico ‘Tube-in-a-tube’. O blob vermelho que cobria a segunda metade da palavra YouTube foi removido. Ao invés disso, o botão de reprodução vermelho, que é o ícone do aplicativo e o identificador visual em uma miríade de anúncios, agora é exibido à esquerda da palavra. A cor vermelha também foi alterada, tendo uma tonalidade mais viva agora.

Novo logo, novo estilo

O novo estilo é imediatamente familiar, mas talvez alguns sintam falta do antigo. A palavra “YouTube” agora parece um pouco sem graça sem o blob vermelho em torno dele. Ainda assim, o YouTube diz que a mudança foi inspirada em nossa multidão de dispositivos; O novo logotipo é mais adaptável para diferentes tamanhos de tela. Em sua publicação, o YouTube expressou:
A cereja do bolo dessa atualização é um logotipo do YouTube atualizado e um ícone do YouTube. Projetado para o nosso mundo multi-tela, o logotipo atualizado combina uma versão limpa da marca e do ícone do YouTube, criando um design mais flexível que funciona melhor em uma variedade de dispositivos, mesmo nas telas mais pequenas. Por que é mais flexível? Quando o espaço é limitado (digamos, em um smartphone), você pode usar o ícone vermelho como um logotipo abreviado, que será visto com mais facilidade, sendo possível lê-lo com mais clareza.

YouTube – Meses de teste

Deixando o logo um pouco de lado agora, porque já vimos a maior parte do novo visual. O YouTube testou seu novo design por meses, abrindo para qualquer um visualizar e testar desde maio desse ano. É imediatamente mais limpo, mais na veia do design atual e seu amplo uso de espaços em branco. Há também um modo para fundo escuro para aqueles que preferem não assistir a um vídeo cercado de claridade.

Novos recursos

Há alguns recursos úteis envolvidos na atualização também. Você pode finalmente ajustar a velocidade de reprodução de vídeo em dispositivos móveis, e o aplicativo em breve mudará dinamicamente a forma para corresponder o aspect ratio dos vídeos – algo que foi exibido pela primeira vez em junho. Um ponto a favor é que o modo escuro também está vindo para smartphones.

O novo logotipo foi lançado no dia 29 de agosto (2017) para dispositivos móveis e de mesa e chegará em outros aplicativos e serviços “em breve”.