O The New York Times circula diariamente nas ruas de Nova York desde 1851 e é o maior jornal metropolitano dos Estados Unidos. A versão online chega a receber aproximadamente 30 milhões de visitantes únicos por mês e é provável que essa seja a única versão disponível daqui a alguns anos. 

É inegável o fato de que cada vez mais pessoas (até mesmo idosos) estejam aderindo ao tipo de informação digital ao invés do papel. Existem os “fãs do papel”, e sempre existirão por motivos bem justos, mas essa não é a questão. O que move as pessoas a preferir ler as notícias em formato digital vai além da sede por tecnologia, é algo que envolve praticidade, comodidade e novas possibilidades.

Os responsáveis pelo The New York Times bem sabem que a tendência para a leitura de notícias em formato digital é um caminho certo e provavelmente por esse motivo o site ganhou uma cara nova, resultando numa grande diferença com a versão anterior.

novo-design-the-nyt-building

NADA COMO UM BOM REDESIGN

Diversas marcas em diversos ramos fazem eventualmente um redesign na identidade visual, e normalmente isso ocorre junto com mudanças na política da empresa ou no foco de atuação. No caso do The New York Times parece claro que a necessidade de favorecer a versão digital foi um motivo, porém o site antigo apresentava um design um pouco ultrapassado comparando com outros jornais como o Newsweek e o USA Today.

O objetivo da nova versão digital foi criar uma experiência de leitura que fosse visualmente elegante e intuitiva, possibilitando obter a informação desejada de forma rápida e agradável. Fatores como estes são possíveis de serem aprimorados de forma tão drástica apenas num ambiente digital. Imagine se a você fosse atribuída a missão de tornar a leitura de um jornal impresso mais intuitiva… tenho certeza que pensaria em algo criativo, mas infelizmente nem chegaria perto do que é a versão digital.

novo-design--the-nyt-old 

DESIGN LIMPO E FOCO EM TABLETS

Uma das grandes diferenças na nova versão é a organização das informações na tela, que difere muito da versão anterior, onde havia grande quantidade de informações e sem muitas áreas de respiro. O novo design chega até lembrar o estilo do site da Apple devido a simplicidade e elegância. 

Algo que ajudou limpar o visual foram as seções, que antes eram localizadas num menu lateral, mas agora estão “escondidas” num úncio menu, permitindo assim uma área livre e destacando as matérias. 

novo-design-the-nyt-turn-page

Algo que irá facilitar a vida dos usuários de tablets é o modo como você pode navegar pelas matérias do site. Dois botões laterais permitem que você (ao utilizar um tablet) simplesmente utilize o polegar para “virar a página” do jornal online. Certamente essa função também facilita a navegação em computadores pessoais, mas provavelmente foi idealizada por questões ergonômicas em dispositivos móveis como tablets ou celulares.

TIPOGRAFIA INTACTA

A fonte utilizada para o logo do The New York Times foi feita pelo famoso estúdio de tipografia Hoefler & Frere-Jones, localizado em Nova York. A fonte é serifada e possui um estilo que lembra os clássicos impressos antigos, mas ela se distingue muito bem e faz a marca do jornal ser reconhecida de longe. 

A clássica tipografia, que representa a marca da empresa, não ficou como uma estranha no ninho em meio a um site totalmente redesenhando. As proporções, o layout e novas funções ajudaram a destacar ainda mais o logo, porém mantendo-o no centro do topo da página, como de costume. 

WELCOME TO “THE NEW”

O futuro começa no presente e o The New York Times conseguiu apresentar seu futuro com muito bom gosto e sincero foco no leitor, enquadrando o novo visual digital aos padrões mais sofisticados da web e que certamente deixarão designers e webdesigners com um olhar de aprovação.

novo-design-welcome-to-the-new

{fcomment}