O professor doutor João Gomes Filho foi um importante designer brasileiro que após mais de três décadas de atuação deixou um enorme e significativo legado a todos os profissionais e estudantes da área.

Sua atuação também em áreas relacionadas ao design mostra como ele possuía uma capacidade de sintetizar conhecimentos e coloca-los em prática de maneira objetiva e profissional, além de uma ampla visão de projeto.

João Gomes Filho participou de importantes projetos e presenteou os designers com quatro excelentes livros que já são há muito tempo referência no meio acadêmico e profissional.

Conheça mais desse ícone do design brasileiro, que nos deixou no dia 13 de novembro de 2018.

Vida Dedicada ao Design

O professor doutor João Gomes Filho, ao longo de mais de trinta anos de carreira, atuou profissionalmente em três modalidades distintas, mas convergentes, do Design (classificado na Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas – código: 6.00.00.00 -7).

A primeira modalidade diz respeito ao trabalho em empresas nas quais desenvolveu projetos de diversos produtos como designer industrial.

A segunda modalidade é alusiva a área acadêmica onde atuou como professor e, em algumas oportunidades, como coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em Design. Participou também, como convidado, de dezenas de bancas de avaliação de cursos lato senso e stricto senso em renomadas instituições de ensino como: FAUUSP, POLIUSP, PUCSP, UFMG, UFES etc.

A terceira modalidade é referente ao âmbito da produção cientifica. Como escritor, produziu quatro livros sobre o campo do Design, além de diversificados artigos. Os livros abaixo são os mais conhecidos do autor e utilizados por diversos desginers, sendo referência acadêmica constante em diversos trabalhos de conclusão.

Formação

Bacharelado:

Graduação em Desenho Industrial: Faculdade de Artes Plásticas- Fundação Armando Álvares Penteado FAAP – 1977.

Pós-graduação stricto sensu:

Mestrado em Desenho Industrial: Estruturas Ambientais Urbanas- Universidade de São Paulo FAUUSP – 1988.

Pós-graduação stricto sensu:

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo: Universidade de São Paulo FAUUSP- 1995.

 

Experiência Profissional

Sua experiência profissional como Designer e Professor nas áreas Industrial e Acadêmica contempla:

Design do Produto, Design Gráfico, Design de Moda e Design de Interiores envolvendo, sobretudo, o Projeto do Produto (e a metodologia do projeto), a Ergonomia do Objeto (Metodologia do Sistema Homem-Máquina-Ambiente) e a Percepção Visual da Forma do Objeto (Metodologia Gestalt).

Trabalhou até seu última ano de vida como consultor de empresas e iniciando-se na concepção de Cursos Online, envolvendo as áreas citadas acima.

Metrô – Marco no Design Brasileiro

João Gomes Filho prestou assistência técnica aos fabricantes do trem de São Paulo (empresas Cobrasma e Mafersa) durante a fase de construção do primeiro protótipo. Esse trabalho é considerado um marco do design brasileiro, por contar com significativas inovações ergonômicas e tecnológicas.

Teve também como cliente a Cia. do Metropolitano de São Paulo / do Recife PE / de Belo-Horizonte MG – Brasil.Realização / Empresa: GAPP – Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento Ltda.

Veja abaixo algumas imagens dos projetos da época, desenvovlidos por João Gomes Filho.

Trabalhos diversos na área de transportes

João Gomes Filho também atuou no design do Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô da linha leste-oeste de São Paulo em 1976, participando da equipe de concepção e desenvolvimento do design do projeto básico do layout da sala de supervisão contemplando os sistemas técnicos de conforto ambiental e do mobiliário constituintes dos Postos de Trabalho Operacionais.

No mesmo ano, participou da equipe de concepção e desenvolvimento do design da bilheteria também da linha leste-oeste. Atuou como supervisor e responsável pela construção de mockups e realização de diversos testes ergonômicos, bem como, pelos desenhos técnicos do projeto básico de fabricação. O trabalho envolveu, além da configuração estético-formal externa e interna da bilheteria e, ainda, o dimensionamento e especificação dos sistemas de conforto e mobiliário (bancada, consoles, bancos etc.).

Design de Ônibus

Em 1986 participou da equipe de concepção e desenvolvimento do design do ônibus rodoviário Trinox, da Cobrama SA, e atuou como supervisor e responsável pela construção de mockups e realização de diversos testes ergonômicos, bem como, pelo registro gráfico do Projeto Básico.

Em 1987, participou da equipe de concepção e desenvolvimento do design do ônibus de 2 andares, da CMTC, e atuou como supervisor e responsável pela construção de mockups e realização de diversos testes ergonômicos, registro gráfico e fabricação do primeiro protótipo nas oficinas de manutenção da CMTC. Teve o mesmo tipo de participação e atuação.
O ônibus apresenta design exclusivo e tecnologia totalmente nacional com destaque para o seu chassi e demais estruturas mecânicas que foram desenvolvidas de forma original e inovadora.

Design de Produto e Ergonomia

Tendo diversos clientes como Cosipa, CSN, Alcan, GM, Ford e outras, participou da equipe de concepção e desenvolvimento do design de dezenas de postos de trabalho para os operadores situados em cabines de comando e de operação de equipamentos de movimentação de carga na indústria siderúrgica. Envolvendo diversas áreas industriais, em ambientes internos e a céu aberto, tais como, entre outras:

  • Aciaria/ Conversores: Postos de Trabalho Elevados – Pontes Rolantes
  • Laminação (à quente e a frio) de placas e de chapas: Postos de Trabalho no Solo.
  • Escarfagem: Postos de Trabalho no Solo e Elevados – Pontes Rolantes
  • Coqueria: Postos de Trabalho no Solo e Elevados (Pontes Rolantes)

Pátio de: minérios, carvão, Bobinas de chapas de Aço etc. – Postos em Locomotivas, Reclaimers, Lingoteiras etc.O trabalho envolveu sempre o uso intensivo da ergonomia aplicada, principalmente, à adequação dos postos em termos de condições corretas de posturas corporais, alcances físicos de elementos operacionais, visibilidade interna e visualização das áreas de trabalho, bem como, com relação aos sistemas técnicos de conforto e climatização ambiental das cabines (ventilação, ar condicionado, iluminação, tratamento cromático de superfícies e acabamentos de maneira geral).

Terminal de Informação Acadêmica

Cliente: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas-UniFMU.

Concepção, desenvolvimento do projeto, registro gráfico, e fabricação do equipamento. O design do terminal se notabiliza pelo moderno partido estético-formal e pelas soluções ergonômicas de praticidade de manutenção. O acesso ao interior do produto é facilitado por meio de articulação de portas traseiras. As informações são obtidas na tela do monitor pelo sistema de toques digitais.

Mesa de Centro

Concepção de mesa de centro que reune em seu design três componentes principais confeccionados em materiais nobres: o tampo em cristal e a estrutura de sustentação em madeira e aço cromado. A montagem do conjunto se processa por simples encaixes.

Design de Produto & Arquitetura & Engenharia de Produção

O amplo conhecimento técnico e cultural do professor João Gomes permitiu que ele também atuasse em áreas relacionadas ao design, demonstrando sempre muito planejamento, atenção aos detalhes e pensamento multidisciplinar.

Seus trabalhos são exemplares e demonstram uma visão projetual muito ampla. Veja abaixo alguns exemplos de áreas relacionadas ao design:

Sistema Gapphaus de Edificações Populares

Realização: GAPP Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento Ltda.
Concepção, desenvolvimento do projeto, registro gráfico, e fabricação de edificações populares do tipo residencial, escolar e assemelhados. O projeto foi concebido baseado em uma filosofia sistêmica e modular, que permite seu crescimento contínuo através da alocação de componentes padronizados que podem multiplicar o tamanho da edificação (número de dependências) e sua construção é realizada de modo racional e extremamente rápida.

Fábrica de Vidros Multividro – Grupo Nadir Figueiredo

Realização: GAPP Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento Ltda. Concepção e desenvolvimento de projeto básico, contemplando os edifícios de produção e de administração e demais áreas e setores de apoio.

Indústrias Villares – Divisão de elevadores e escadas rolantes

Realização – Escritório: Sergio Kehl Engenharia de Produção Ltda.Escritório administrativos da área de produção de elevadores e escadas rolantes. Concepção e desenvolvimento de projeto básico, projeto de fabricação e acompanhamento da construção para os setores de apoio localizados dentro da fábrica.

Aqui disponibilizamos apenas algumas informações sobre esse grande mestre do design, que deixou saudade a muitos alunos e colegas de trabalho, além de seus familiares queridos.

Seu legado é sólido e muito pode se aprender de seus trabalhos. Conheça mais sobre esse grande designer brasileiro visitando seu site:

 

joaogomes.com.br