Uma imagem vale mais do que mil palavras, já diz o velho ditado. Mas e quando palavras constroem uma imagem, o que você diria? Há também casos em que poucas e bem colocadas palavras conseguem, de fato, superar o valor comunicativo de uma imagem. Quando essas situações ocorrem, utilizamos o termo em inglês “all-type” como definição.
Segundo a ADG (Associação de Designers Gráficos), o termo all-type tem o seguinte significado:
Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
All-type… desde quando?
O interessante é observar que esse tipo de anúncio não é coisa nova, e provavelmente seja uma das primeiras formas de anúncio. É só reparar nos jornais antigos que, tanto no Brasil como no exterior, continham anúncios em forma somente textual. Porém, é interessante dizer que há uma grande diferença entre estes e os atuais. Os anúncios antigos apresentavam uma linguagem rápida e clara, sem a tentativa de persuadir o cliente, pois tinha apenas o intuíto de informar (e já era suficiente).
Os tempos eram outros e de lá pra cá a sociedade tornou-se incrivelmente consumista, o que demandou novos tipos de publicidade e muita criatividade para vencer os concorrentes na enterna luta de convencer o cliente a adquirir seu produto ou serviço.
É claro que a evolução nos processos de impressão auxiliou na criação de anúncios, trazendo novas possibilidades, como a impressão em grandes formatos e tintas especiais. Mas a sociedade moderna, as necessidades criadas e o consumismo foram sem dúvidas fatores catalizadores para o surgimento de novos tipos de publicidade.
Anúncios all-type e a constante demanda criativa
Pois é designer… e sobra pra quem? Sim, felizmente, sobra pra você! 😛
Cabe ao designer estudar a variedade tipográfica que está em constante evolução e utilizar as fontes como ferramentas para criações cada vez mais interessantes e únicas. E se você se interessa por essa área, o ideal é treinar a mão com lápis e papel, começar a desenhar e… por que não fazer um curso? A tipografia é uma área muito interessante e cheia de apaixonados pelas letras e suas formas.
Veja abaixo alguns anúncios all-type muito criativos. Repare no equilíbrio na utilização das tipografias, distorções e cores utilizadas para a composição de cada anúncio.
{fcomment}