Você foi convidado para uma entrevista de emprego e a oportunidade é boa. Logo você começa a imaginar como irá se vestir, como irá se portar e o mais perigoso e importante, o que irá dizer. No mundo, vencem os que tem estratégia, e nesse caso não é diferente.
Existem pessoas com muitos anos de carreira, que passaram por muitas entrevistas, por muitas empresas, cargos e por diversas reuniões, até mesmo internacionais. Pessoas que souberam aprender com cada momento e com outras pessoas, e devido a isso tornaram-se sábias no mundo dos negócios. Pessoas assim, bem sucedidas, muitas vezes passaram por maus momentos até chegar no patamar onde se encontram, mas certamente fizeram uso de diversas estratégias para que conseguissem progredir.
Também existem pessoas que estão procurando um estágio, acabaram de se formar ou até mesmo estão mudando de emprego pela primeira vez. Todas essas pessoas podem ter algo em comum, que se resume no nervosismo natural que uma entrevista de emprego pode causar. Se você é essa pessoa, dedique alguns minutos de seu tempo e mergulhe nas linhas abaixo, pois acreditamos que lhe será muito útil.
VOCÊ É PROFISSIONAL
(Leia em tom imperativo) Não importa se você está procurando uma vaga de estágio ou acabou de se formar, vamos combinar uma coisa: você é profissional, ok!?
Você pode ainda não ter as experiências e macetes que somente anos de carreira podem proporcionar, mas à partir do momento em que ingressou numa faculdade, você deve procurar ter uma postura profissional. Afinal de contas, cursar uma faculdade é estar com um pé nos estudos e outro no mercado. Sendo assim, quando for se apresentar para uma entrevista tente fazer uma coisa que é muito natural de todo ser humano: espelhe-se em alguém.
Pessoas têm ídolos, seja na música, na arte, na dança, nos filmes, ou em qualquer profissão. Nos espelhamos em nossos ídolos porque os admiramos de várias formas. Essa admiração faz com que cada pessoa tente incorporar características de seus ídolos em seu comportamento, seja no modo de vestir, falar ou agir. E essa característica humana pode ser muito positiva, é só saber usá-la a seu favor.
Você se lembra de algum profissional reconhecido em sua área? O que ele faz? Como ele faz? O que diz? Como diz? Ou até mesmo um personagem que apresente características positivas que você gostaria de ter? Busque saber mais e espelhe o seu comportamento naquela pessoa/personagem. Mas há um detalhe importante aqui, pois você deve incorporar comportamentos positivos e não simplesmente imitar. Faça daquelas ações positivas algo seu, algo que torne o seu agir mais seguro, que deixe sua mente mais tranquila, mas que seja você, e não um fingimento. Aí está a dificuldade.
A PALAVRA TEM PODER
É senso comum que o que dissemos tem uma certa força que pode nos guiar positivamente ou não. Isso é plena verdade porque somos seres comunicativos. Todas as atividades humanas, sem exceção, ocorrem por meio da comunicação e é exatamente esse o divisor de águas entre os que alcançam o sucesso e os que permanecem tentando sem progredir.
Muito bem, você recebeu o convite para uma entrevista de emprego e a oportunidade parece muito boa (algo que pode aumentar ainda mais o seu nervosismo). Você se prepara psicologicamente, veste-se adequadamente, chega alguns minutos mais cedo no local e finalmente chega a hora da entrevista. Você entra naquela sala e do outro lado da mesa está o entrevistador (ou entrevistadora). Você cumprimenta a pessoa e então é a partir desse momento que todo o seu senso profissional, tudo o que você conseguiu incorporar observando outros profissionais, deve ser utilizado. Mas com cautela.
Muitos recrutadores(as) têm formação em psicologia e normalmente compreendem seu comportamento. Mas há algo que eles atentam ainda mais: suas palavras. E também há algo que eles podem perceber muito bem (pois estão atentos a isso): mentiras. Então simplesmente sente-ne na cadeira, olhe para aquele(a) profissional sem sorrir forçosamente e esteja atento às suas perguntas.
Quando for responder, lembre-se que suas palavras, suas frases e suas histórias tem o poder de mostrar quem você é, ou quem você não é.
O QUE, COMO E QUANDO DIZER?
Já esclarecemos que não importa seu background profissional, nesse momento você é profissional. Então a resposta é a mais simples possível: diga o que um profissional diz, da maneira que ele diz e no momento certo. Sabemos que essa simplicidade é um tanto difícil, então vamos esclarecer.
Numa entrevista de emprego você necessariamente responderá a perguntas, e isso deve estar muito claro. Perguntas. Algumas perguntas essenciais e objetivas e que necessitam de respostas claras e objetivas. Por que? Porque existem outros candidatos, então você não vai permanecer naquela sala contando a sua trajetória desde quando se interessou a fazer o curso “X”, porque seu horóscopo indiciou, etc. O entrevistador precisa saber o melhor de você no pouco tempo que tem disponível. Sua missão? Auxilie aquele(a) profissional nessa tarefa, pois será bom pra você.
Quando falar de suas habilidades com softwares, por exemplo, esteja seguro ao falar e dê pelo menos um exemplo prático onde utilizou aquela habilidade. Não importa se foi em algum trabalho acadêmico, conte a experiência de modo profissional, com objetividade e clareza. Evite afluentes em sua fala, ou seja, se começar a contar algo, conte com começo meio e fim, não desviando o discurso para outros assuntos. Por exemplo, se você desenvolveu uma identidade visual para uma sorveteria como trabalho semestral, dê foco em como desenvolveu o trabalho e quais soluções apresentou. Não é necessário dizer que o Tio Zé, dono da sorveteria, ficou tão feliz com a nova identidade que ofereceu sorvete de graça para o grupo inteiro.
MAIS DICAS
- Você tem todo o direito de pensar um pouco antes de responder. Pense rapidamente nas melhores palavras para expressar o que você quer dizer, pois isso evita a ansiedade e elimina os gaguejos.
- Fale pausadamente, mas com naturalidade. Além disso, tente expressar um pouco de emoção quando falar de suas conquistas, isso valoriza a sua experiência e comunica a informação para o(a) entrevistador(a) com mais eficiência.
- Para evitar o nervosismo quando estiver falando, não olhe o(a) entrevistador(a) diretamente nos olhos. Foque sua visão no centro dos olhos da outra pessoa, logo acima do nariz.
- Deixe suas mãos e braços relaxados. Policie-se para que seu nervosismo não seja expressado nas mãos e nos braços, fazendo com que seus dedos fiquem se entrelaçando ou seu braço agarre o outro, etc. Se a cadeira tiver repouso para os braços, use-os. Caso contrário, deixe suas mãos repousadas sobre as pernas.
- Mantenha a postura. Ao entrar na sala do(a) entrevistador(a) demonstre uma boa postura e permaneça assim. A postura correta traz consequências psicológicas positivas pra você e visualmente lhe faz parecer confiante e elegante.
- Saiba sorrir com naturalidade. Ser simpático pode ser a chave que abre muitas portas, mas mostre a simpatia que é sua, não force a barra sorrindo como dançarinas de programa de auditório. Não é necessário mostrar todos os dentes, apenas sorria e mostre sua satisfação em estar participando daquela entrevista.
Esperamos que essas dicas possam ser úteis 🙂
Tem mais algo a acrescentar ou um comentário a fazer? Deixe sua mensagem logo abaixo.
O trabalho Como Agir Numa Entrevista de Emprego? de Design 24 Horas está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.