Os vasos para decoração têm ganhado cada vez mais a preferência dentro dos lares e empresas porque além de ornamentar garantem personalidade. Seja com plantas ou sem, o design dos valos surpreende pela qualidade estética e nos detalhes. Conheça aqui algumas opções para decorar com muito estilo!

Vasos para decoração, qual a diferença?

Antes de mais nada é preciso definir bem a diferença entre os tipos de vasos, que variam de acordo com suas funções. Vasos comuns normalmente são utilizados nos diversos tipos de plantio para os mais variados tipos de plantas. Dependendo do que você irá plantar, será necessária a transferência de um vaso para outro de acordo com a fase de evolução da planta ou necessidade.

Produtores utilizam vasos comuns por serem mais baratos já que necessitam de grandes quantidades. Esses vasos são facilmente encontrados em lojas de jardinagem, floriculturas e também em mercados e supermercados. Feitos de plástico, não possuem tanta durabilidade e sua vida útil irá variar de acordo com a utilização.

Vasos para decoração, qual a diferença?

Já os vasos para decoração possuem dupla função, o que os torna muito interessantes uma vez que podem ser coringas para suas ideias. Eles podem vir acompanhados de plantas naturais ou artificiais dependendo do modelo, mas também podem ser utilizados sem plantas. Essa possibilidade faz com que o vaso decorativo seja um elemento importante na decoração.

Por serem disponibilizados em vários modelos e materiais, os vasos para decoração também podem variar muito de preço. O design vai do minimalista ao detalhista, com estilos que vem do retrô ao sofisticado. Dessa forma, são inúmeras as possibilidades de combinação com diversos tipos de ambiente, seja para sua casa ou empresa.

Diferentes materiais

Nos próximos parágrafos iremos falar dos principais tipos de materiais utilizados nos vasos para decoração. O material deve ser escolhido de acordo com a função e local onde o vaso será colocado.

Lembre-se sempre que cada material influenciará no peso do vaso juntamente com o tamanho escolhido. Então é importante garantir que a locomoção e suporte não serão um problema. Escolha o vaso pensando em aspectos que estão além do ambiente, como limpeza, movimentação, iluminação e circulação.

Vasos de Vidro

Os vasos de vidro são fáceis de limpar e se comportam de maneira muito interessante com a luz ambiente. Eles podem ser utilizados como peça decorativa, mas também podem servir de abrigo para plantas ou como um mini aquário, e dependendo do tamanho e formato poderá até mesmo ser usado como algum tipo de porta objeto.

Estes vasos são fabricados por indústrias especializadas à partir do vidro reciclado, contribuindo com a preservação do meio ambiente, e podem ser encontrados em vidraçarias diversas, ou mesmo em lojas de produtos para decoração.

Vasos de Cristal

Sendo um vidro mais requintado, uma das qualidades principais é a transparência que deve ser perfeita e límpida. Depois a brancura e por fim a sonoridade. A dureza, a resistência à ruptura e o índice de refracção variam segundo a composição. Normalmente tem espessura fina.

Este tipo de cristal é utilizado especialmente para a fabricação de cristais de mesa, utensílios finos decorados à roda, sobretudo, gravados. O corte e o facetado multiplicam a sua capacidade de refracção da luz e portanto a sua luminosidade, criando efeitos bonitos e até coloridos, mesmo quando o objeto é transparente.

Vasos de Porcelana

Os primeiros registros sobre a existência da porcelana aconteceram na China entre os séculos VI e VII. Ainda não há muita certeza sobre a história precisa em razão da antiguidade do material, mas sabe-se que ocorreu por meio de um erro: um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual e resultou em um elemento surpreendente.

Digna de requinte e delicadeza, a porcelana é um material ideal como adorno decorativo da sala de estar. Os vasos de porcelana podem ser combinados entre si, criando composições inovadoras, personalizadas e criativas em cima de uma mesa de canto ou de um buffet na sala de jantar.

O vaso de porcelana por ter cor clara e sóbria, é perfeito para destacar plantas com grandes ornamentações. Mas, se você prefere as coloridas porcelanas chinesas, opte por diversas flores típicas asiáticas, que também são coloridas, pequenas e irão garantir um efeito visual esplêndido ao canto das flores de sua casa.

Vasos de Cerâmica

Os vasos de cerâmica são muito bonitos e certamente você já os viu em alguma loja de decoração ou em outros ambientes. Eles são pesados e também delicados porque quebram facilmente ao cair no chão. Por isso, eles não são recomendados para pendurar nem para colocar em lugares altos.

O melhor de tudo, além de uma questão estética, é que os vasos de cerâmica impedem a umidade de penetrar nas raízes das plantas, razão pela qual são recomendados em locais onde as geadas são comuns.

Vasos de Vidro Artístico

Por meio de diferentes técnicas, o vidro pode gerar obras impressionantes. São muitas as qualidades que ele pode oferecer para um projeto, da transparência e resistência física à grande versatilidade de cores, texturas e espessuras que pode ter.

Existe uma variedade de tipos de vidro disponíveis no mercado, abrindo espaço para inúmeras formas de manifestação artística. Nesse aspecto, os vasos de vidro artístico ganham vida em diferentes formas e detalhes.

Onde encontrar vasos para decoração?

A loja virtual Talloni Arte e Decor é uma excelente opção para quem quer encontrar vasos para decoração com design diferenciado e preço justo. Inaugurada no final de 2020, a Talloni vem expandindo sua área de atuação também estando presente em diversos marketplaces como Mercado Livre e Madeira Madeira.

Vale a pena conferir os vãos para decoração da Talloni, certamente você encontrará dentre os diversos modelos aquele que se encaixa dentro do seu ambiente.