Certamente você já ouviu diversas vezes alguém dizer que precisa “escanear” um desenho, uma foto ou um documento. Esse termo já é utilizado de forma muito natural pela maioria das pessoas, porque afinal de contas, é mais uma palavra inglesa que foi “aportuguesada” e incluída em nosso cotidiano.
No português, o correto é escrever “escanear” e não “scanear”, mas como o nosso foco aqui é o Design, vamos direto ao ponto. O aparelho que é utilizado para escanear imagens é o scanner e segundo o “ABC da ADG – Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico“, o termo scanner significa:
Equipamento acessório de computador que captura imagens, transformado-as em dados digitais passíveis de armazenamento em arquivo. A gravação de ilustrações, fotos, ou ainda qualquer tipo de imagem ou mesmo pequenos objetos, obtida por meio de scanner, na memória de um computador permite sua posterior manipulação. Para as artes gráficas, um scanner propicia a seleção de cores a partir da gravação de originais e a posterior feitura de fotolitos e rotofilmes. Pode ser cilíndrico ou de mesa plana (flatbed). O arquivo digitalizado é o scan.
Para designers e ilustradores é muito comum utilizar o scanner para digitalizar desenhos feitos à mão com o objetivo de finalizar a arte por meio de algum software como o Adobe Photoshop.
Ilustração de Sofia Iervolino – Todos os direitos reservados.
Mas afinal, qual é o correto? Escanear ou digitalizar?
Para responder a essa pergunda, vamos novamente consultar o “ABC da ADG” e ver o que ele nos diz sobre o termo “digitalização”:
Processo de transformação de uma imagem qualquer em arquivo eletrônico por meio de uma codificação de sinais digitais, em um sistema binário.
Dessa forma, podemos entender que quando utilizamos o scanner para transformar uma imagem em arquivo eletrônico, estamos realizando uma digitalização. Porém, uma vez que a palavra de origem inglesa ganhou roupagem em nossa língua latina, ela também pode ser utilizada.
Então… tanto faz?
Sim… e não.
Sim, porque a palavra “escanear” já ganhou seu território e é utilizada no cotidiano, mas desde que seja escrita com “ES” no início e não com “S” mudo (scanear). Obs: jamais diga “escanerizado”!
Mas se você quer utilizar um termo mais adequado, de acordo com os signficados estabelecidos em nossa língua mãe, então você pode utilizar o termo “digitalizar”.
Fica a seu critério, mas saber os significados das palavras e sua importância é indispensável! 😉
{fcomment}