Jóias que vão além de sua função, essas são as peças criadas pelo designer Emilio Farrington-Arnas, que além de ser um acessório de moda funcionam como um dispositivo que auxilia deficientes visuais. Esse é um pensamento que têm acompanhado muitas novas ideias de novos e antigos designers, extrapolando as funções do produto de forma inteligente.
Em um mercado que parece estar sempre sólido, a área de joalheria ainda é um prato cheio para designers com ideias inovadoras. De modo a facilitar a vida do público deficiente, Emilio Farrington-Arnas propõe uma utilização integrada, onde a função estética se une à informática para comunicar de modo inteligente.
Jóias Inteligentes
Batizado de Maptic, a peça possui tecnologia que funciona como uma espécie de GPS e ajuda a pessoa a se locomover com mais segurança, pois consegue mapear o local onde o deficiente visual está e até detectar se existe algum tipo de obstáculo em seu caminho.
A problemática veio do ambiente onde o designer vive (Reino Unido) onde 1 em cada 28 pessoas (o que significa em torno de 2 milhões) vive com deficiência visual. Segundo suas pesquisas, o deslocamento nas cidades é muito inseguro e parte dos deficientes visuais não gosta de utilizar os produtos existentes para cegos.
Funcionamento
Teoricamente é muito simples, assim como deve ser. Caso o usuário encontre algum tipo de perigo, o Maptic emite um sinal de vibratório, comunicando assim a possibilidade de algum obstáculo. Com a sua tecnologia, ele também pode auxiliar na direção a ser seguida, evitando demais perigos e distrações sonoras que podem ocorrer.
Para poupar bateria, é possível também sincronizar o produto ao celular com a ajuda de um aplicativo, que emitira avisos por meio do controle de voz.
O Designer
Emilios Farrington-Arnas é um designer londrino que atua tanto no Design Industrial como no Design Gráico. Como designer ele busca enriquecer a experiência do usuário de diversas maneiras.
Vale a pena visitar seu portifólio em emilios.co.uk.