Os designers de produto sempre buscam maneiras de tornar mais práticos e funcionais os objetos que utilizamos no cotidiano. Mas o que você diria de uma scooter que pode ser carregada como se fosse uma mala? É essa a proposta do Moveo, um scooter elétrico dobrável.
Design Ecológico
O veículo foi criado pelo Grupo Antro, uma organização húngara não lucrativa dedicada a elaboração de formas ecológicas de transporte. O primeiro protótipo foi feito em 2008, mas revelado ao público apenas três anos depois. Agora o grupo está em busca de apoiadores para tornar o projeto viável comercialmente e pretende lançar o produto no início do próximo ano, que poderá custar de entre US$3.100 a US$4.600.
Eficiência e Autonomia
O Moveo tem um assento tradicional completo, que é montado diretamente no chassi. Em sua forma atual, o Moveo pesa 25 quilogramas e atinge uma velocidade máxima de 45 km/h com baterias que duram por 35 km, podendo chegar a uma autonomia de 70 km com um pacote adicional de baterias. A tração é feita por motores localizados nas duas rodas que segundo o fabricante, conseguem impulsionar a scooter até a velocidade máxima em 5,4 segundos partindo da inércia.
Praticidade e Design
Pode-se considerar a forma do Moveo um pouco retrô, mas ela foi feita em função da praticidade, que no caso é o foco do produto. Quando os usuário chega ao seu destino, ao invés de precisar encontrar um espaço para estacionar, ele leva cerca de dois minutos para dobrar o corpo composto de carbono da scooter.
Em seguida, ele pode ser carregado por uma pega integral como se fosse uma mala de viagem. Por ter um “design fechado” quando dobrado, os usuários estão protegidos contra as partes sujas.
A scooter ainda conta com faróis de LED, que consomem pouquíssima bateria e quando fechada, as rodas são protegidas por uma carenagem de plástico. O acento é a própria mochila, que também é ajustável após ser conectado ao chassi.
No Geral, a scooter Moveo é um produto excelente, que oferece praticidade urbana sem agredir o meio-ambiente. Vale a pena visitar o site do fabriante e ficar de olho nas novidades.