Fundada em 1937, a Volkswagen precisa de pouca introdução como uma das marcas de carros mais conhecidas do mundo – por razões boas e não tão boas. Primeiramente com o design e a produção do Fusca, do VW Van e do Golf, mas também posteriormente como “Carro do Povo” (significado de Volkswagen) sob o regime nazista e a recente fraude nas emissões de diesel.

Ainda assim, é uma das montadoras mais bem-sucedidas do mundo, com instalações em 14 países e mais de 195.000 funcionários produzindo veículos para clientes em mais de 150 países. Como a Volkswagen busca olhar para o futuro e ao mesmo tempo criar alguma distância do escândalo do diesel, a empresa está focando nos carros elétricos puros, começando com o ID.3, lançado oficialmente no International Motor Show (IAA) em Frankfurt, onde eles também introduziram um novo logotipo e identidade projetados internamente.

Nova Identidade

Jochen Sengpiehl, diretor de marketing da Volkswagen explica: “Criamos uma nova experiência holística da marca global em todos os canais e em todos os pontos de contato. Como princípio geral, o objetivo no futuro não será mostrar um mundo publicitário perfeito. Em nossa apresentação, queremos nos tornar mais humanos e animados, adotar a perspectiva do cliente em maior medida e contar histórias autênticas “.

As bases estratégicas para o novo design da marca não foram estabelecidas por agências externas, mas por uma equipe conjunta de Design e Marketing da Volkswagen. O projeto foi implementado com a total integração de todos os departamentos da empresa em um período recorde de nove meses, usando um conceito powerhouse desenvolvido pela Volkswagen especialmente para esse fim. Um total de 19 equipes internas e 17 agências externas estavam envolvidas no projeto.

Novo Logo

O símbolo e a marca registrada serão o novo logo. Será mais moderno, mais claro e mais simples. O logotipo será reduzido aos seus elementos essenciais e apresentado com um novo design flat e bidimensional. Permitirá um uso mais flexível e será excepcionalmente reconhecível na mídia digital.

Até o momento, o logotipo era azul e branco. Um novo tom azul foi adicionado, permitindo variantes de cores adicionais. Como as aplicações digitais com interfaces simples e amigáveis se tornaram extremamente importantes, o logotipo será posicionado de forma flexível com as diferentes porporções de telas no futuro.

Foco Nos dispositivos Móveis

A estrutura móvel e responsiva dos dispositivos encerra o posicionamento rígido do logotipo no canto inferior direito, pois agora o tudo se move rapidamente pelas interfaces digitais do usuário. O novo design permite o posicionamento flexível do logo no ponto mais eficaz. Como resultado, as interfaces podem ser mantidas simples e fáceis de usar e o logotipo também pode ser destacado em pequenos dispositivos.

Nova Linguagem Visual da Marca

A nova linguagem visual da marca será muito diferente da apresentada pela Volkswagen até o momento – será mais ousada e colorida. O foco estará nas pessoas. A Volkswagen não se concentrará mais no perfeccionismo da fotografia dos veículos. No futuro, o principal objetivo será apresentar situações realistas com as quais os clientes possam se identificar. Isso mostra adaptação da marca aos novos comportamentos dos consumidores atuais, que buscam uma aproximação com as marcas e produtos de maneira mais rotineira e sincera.

Identidade Sonora

Em vez de uma reivindicação de marca, a Volkswagen terá uma identidade sonora pela primeira vez. Isso também tornará a marca distinta em termos acústicos, tanto no veículo como nas comunicações.

Por várias décadas, a Volkswagen usou uma voz masculina para apresentar seus veículos e para fins publicitários. A marca agora está para se tornar feminina. Em quase todos os mercados, uma voz feminina calorosa, agradável e confiante falará pela Volkswagen.

A luz é o novo cromado

Como no caso do veículo, a luz também terá um papel fundamental nas comunicações. A luz é o novo cromado. No futuro, o logotipo será iluminado, no veículo, nas localizações da marca e nas concessionárias.

Mudança Global

A mudança global deve ser implementada usando uma abordagem de economia de recursos e custo otimizado. Inicialmente, os locais e revendedores da marca na Europa serão alterados, seguidos pela China em outubro. A mudança será implementada passo a passo na América do Norte e do Sul, assim como no resto do mundo, desde o início de 2020. A implantação deve ser concluída até meados do próximo ano. O rebranding da Volkswagen é um dos maiores projetos desse tipo no setor em todo o mundo. Ao todo, 171 mercados em 154 países estão preocupados. Nas 10.000 instalações de revendedores e parceiros de serviços em todo o mundo, cerca de 70.000 logotipos serão substituídos.

Considerações Finais

A Volkswagen tomou a inciativa de se adaptar aos novos mercados incluindo como a cabeça da mudança o próprio design da marca. Isso demonstra que a empresa está no caminho certo ao entender o impacto que sua comunicação visual tem em relação a percepção dos autais e futuros consumidores.

As novas tecnologias e tendências pedem mudanças e as marcas que começaram a se adaptar certamente irão manter sua notoriedade podendo ainda se inserir com mais efetividade nos diversos mercados, cada vez mais globais e acessíveis.

Textos retirados e adaptados da Volkswagen Press Release.