Você certamente já se perguntou quanto cobrar por determinado serviço ou por hora trabalhada. E provavelmente até mesmo diminuiu um pouco o preço daquela ilustração, site, banner, ou outro trabalho apenas por timidez ou vergonha de cobrar “caro”.  Essa é um questão recorrente no mundo do Design, então vale uma boa dica.

Antes de tudo, é interessante observar que o que você pode considerar “caro”, nem sempre corresponde à realidade. Algumas coisas devem ser levadas em consideração e precisam ser lembradas por você no momento de construir sua tabela de preços.

***

Você Estudou = Você Investiu

Não importa se você estudou em uma instituição de ensino pública ou privada, mas para se tornar um profissional você completou um curso superior ou técnico. Há uma diferença nas duas situações, porém há algo em comum que é muito importante, ou seja, você pode ter pago ou não o seu curso, mas de qualquer forma investiu algo preciosíssimo: O SEU TEMPO.

Todo o tempo que você investiu foi valioso e envolveu diversos fatores como deslocamento, horas de estudo; aquisição de livros, softwares, materiais diversos, etc. Se você que já é formado olhar pra trás, enxergará tudo isso e verá que não foi pouca coisa, concorda?

Podemos então concluir que a sua formação profissional é o resultado da junção de todos os esforços direcionados a esse objetivo. E isso já vale algum dinheiro.

 

Valorize Seu Suor

Tudo aquilo que fazemos no cotidiano para garantir nossas necessidades básicas e deixar as contas em dia tem o valor que somente pode ser entendido por completo pela pessoa que vive aquele cotidiano. São muitos os desafios que encontramos diariamente e não é fácil sobreviver numa sociedade tão competitiva.

Se a sua formação, conhecimento e habilidades adquiridas já agregam valor ao seu trabalho, o seu esforço e dedicação empregados ao exercer sua profissão também devem ser levados em conta. Pense que há dias em que você não está tão disposto, mas mesmo assim dedica a sua energia para fazer o que deve ser feito.

Muitas coisas são realizadas contra a nossa vontade, mas pelo bem de completar as tarefas que estão sobre a nossa responsabilidade.Por estes e muitos outros motivos você deve valorizar sua profissão. Cobrar barato é uma agressão a si mesmo.

 

Quanto Cobrar?

Os preços dos serviços variam muito para cada profissional. Porém há definições básicas que devem ser levadas em consideração:

  • Tempo de experiência profissional;
  • Qualidade do trabalho;
  • Quantia mínima para sobreviver.

Em relação a essa terceira definição báisca, considere que a “quantia mínima para sobreviver” engloba as contas que devem ser pagas no mês, uma parte para ser poupada e outra para o lazer.

 

Ainda Estou Perdido, O Que Fazer?

Para a sorte de muitos, o estúdio de design Entreoutros criou um site que possibilita calcular o custo de sua hora de trabalho de uma forma bem simples.

Você precisa apenas respoder a algumas questões rápidas como ‘quanto quer ganhar por mês’, ‘quantos dias por semana quer trabalhar’, ‘quantas horas por dia’ e mais algumas. Então o sistema realiza o cálculo de seu custo/hora, poupando essa dor de cabeça e te dando um norte.

E no final, caso queira, você ainda solicitar o envio das informações para o seu e-mail. A mensagem enviada vem inclusive com uma planilha detalhada dos custos envolvidos.

 


Faça uma simulação no site “Quanto Custa Minha Hora”: