O WordPress é a plataforma mais usada para a edição de sites e blogs, para quem ainda não tem um blog e deseja criar o seu, verificamos esse ótimo tutorial para você. A razão para isso são as facilidades que ele oferece para o usuário.
Por meio dessa plataforma é possível criar blogs com vários recursos e postagens em formatos de vídeos, textos, slides e fotos.
Entre as razões que tornam o WordPress uma das plataformas mais recomendadas é por ele ser gratuito, fácil de ser utilizado e com templates bonitos e funcionais.
Desde que foi criado, no ano de 2003, a plataforma vem mantendo o seu objetivo, que é facilitar ao máximo o projeto das pessoas na internet.
Dicas básicas para quem está começando no WordPress
Por ser uma plataforma de gerenciamento tão completa, existem dicas para melhor aproveitar os recursos oferecidos por ele.
Essas dicas são interessantes para facilitar o trabalho na plataforma e muito fáceis de ser implementadas. Veja e aprenda mais!
Agendamento de posts
As vantagens de agendar as suas postagens são várias. Uma delas é a possibilidade de adotar um cronograma para elas. Dessa maneira você pode organizar o conteúdo do seu blog, evitando o trabalho manual e postagens repetidas.
Outro benefício disso é facilitar que o seu público siga o seu blog. Postagens agendadas para dias específicos estabelecem o hábito de acompanhar o seu blog, criando uma audiência fiel para o seu conteúdo.
Pense na possibilidade também de que o auge de acessos do seu site seja às 10 horas da manhã. Nesse caso, há a possibilidade de programar postagens para irem ao ar nesse horário.
Postagens agendadas também permitem que o seu blog fique constantemente atualizado. Por isso, com esse recurso você tem condições de tirar férias e o seu blog permanecerá em atividade.
Otimize as urls das postagens
As urls das postagens são elementos importantes. Elas são auxiliam o SEO do seu blog. Uma URL é considerada otimizada quando todas as palavras nela apresentam um sentido.
Já uma URL “não-amigável” traz elementos que não expressam nada, tais como pontos, hífens e números. Isso dificulta um bom ranqueamento do seu site.
O WordPress possui recursos que possibilitam alternar o padrão da URL, a tornando mais amigável. Esse processo de otimização pode ser feito de maneira bem simples.
No painel de administração do WordPress é necessário acessar a opção “Configurações”, que está na no meu lateral. Em seguida é preciso clicar na opção “Links Permanentes”.
Nessa opção você vai encontrar algumas opções já definidas de urls. O ideal é optar por urls que não possuam números e outros recursos que podem dificultar o entendimento pelos usuários e pelos mecanismos de busca.
Use o rodapé para diversas finalidades
O rodapé é um elemento visual importante do blog. Mas também pode ser o espaço para outras funções interessantes. Ele pode auxiliar até mesmo na otimização do seu site ou blog.
Ele é a parte inferior do seu WordPress e pode apresentar diferentes funcionalidades. A notícia boa é que você pode contar com plugins capazes de agregar características para o rodapé.
Um deles é o Smart Footer System. Esse plugin permite uma personalização interessante do rodapé, possibilitando a inserção de vídeos, imagens e animações.
Outro que atende a essas características é o Mega Footer. Ele permite que você possa alterar o visual do rodapé, mudando cores, inserindo colunas e também imagens.
Enfim, o fato é que o rodapé do seu WordPress pode ser mais dinâmico, deixando o seu site com mais recursos e, ao mesmo tempo, com um visual mais atrativo.
Evite spams no seu site
A interatividade com os leitores é fundamental para que um blog tenha longevidade. O público aprecia esse contato direto com o autor. Por meio dessa interação você pode receber sugestões, críticas e dicas para melhorar o conteúdo.
O problema é quando o seu espaço de comentários é invadido por spams. Para evitar isso, você pode ativar a moderação de comentários em seu painel de controle.
Há também a possibilidade de utilizar plugins antispam. Alguns dos mais conhecidos são o Akismet e o Growmap Antispambot.
Inclua a funcionalidade de “Posts relacionados”
A inclusão de posts relacionados nas postagens é útil para o leitor que quer conhecer mais a respeito de algum tema que você postou. Os posts relacionados também auxiliam postagens mais antigas a terem mais visualizações.
A inclusão dessa função pode ser feita por meio do arquivo functions.php. Ou, caso preferir, existem plugins que podem fazer isso.
Um desses plugins é o Related Posts, que pode ser baixado e instalado no seu WordPress gratuitamente.
Utilize plugins (mas não exagere)
Um das características mais bacanas do WordPress é a sua vasta lista de plugins. Graças a eles, o seu blog pode adquirir mais funções. Até a velocidade e as técnicas de SEO melhoram com a instalação dos plugins certos.
O problema é que a quantidade exagerada de plugins torna o seu WordPress pesado. O sistema fica sobrecarregado e algumas funções ficam comprometidas.
Por isso, tenha com você apenas aqueles plugins que são necessários ao seu projeto e evite encher o seu site de funcionalidades desnecessárias.
Conclusão
Trabalhar com o WordPress pode ser uma boa possibilidade de elevar a qualidade do seu projeto web, ainda mais se você usar as ferramentas certas.
Por fim, com essas dicas você terá condições de melhorar a performance do seu blog ou site e assim atrair mais seguidores para a sua ideia.