Objetos decorativos são uma das melhores maneiras de exibir seu estilo pessoal ou definir a personalidade de um ambiente, seja residencial ou corporativo. No entanto, hoje são muitas as opções disponíveis no mercado e por isso reunimos algumas dicas para ajudar na escolha.
1. Bandejas para agrupar objetos decorativos
Usar uma bandeja, como em uma mesa de centro por exemplo, é uma ótima maneira de adicionar outra dimensão a uma área de superfície plana, agrupando objetos que sem a bandeja pareceriam desordenados. Certifique-se de agrupar itens de diferentes alturas e diferentes texturas. Além disso, adicionar um elemento orgânico à bandeja, como uma pequena planta, pode dar vida e cor ao seu agrupamento.
2. Utilize objetos com alturas variadas
A chave aqui é evitar colocar dois objetos decorativos da mesma altura lado a lado. Em vez disso, agrupe itens de alturas variadas para tornar as coisas visualmente agradáveis. Um truque muito útil é usar livros para ajudar a elevar objetos.
DICA: Compre online os melhores objetos decorativos na loja Talloni Arte & Decor
Essa dica também se aplica às paredes, que muitas vezes esquecemos de decorar. Se quiser uma dica ousada, tente pendurar seu trabalho artístico, molduras ou espelhos em padrões visualmente impressionantes usando diferentes alturas e formas em sua parede.
Vasos decorativos também são excelentes opções, pois são encontrados em diferentes materiais e design. Escrevemos uma matéria especial sobre vasos decorativos, leia aqui.
3. Grupos de 3 ou Regra de 3
Esta é mais uma diretriz do que uma regra, mas simplesmente significa que os itens organizados em números ímpares são visualmente mais atraentes e eficazes do que grupos de objetos em números pares.
O número três parece ser o número “mágico”, mas é claro, outros agrupamentos ímpares de, digamos, cinco ou sete itens, podem funcionar bem. Outra dica importante ao criar seus grupos de itens de números ímpares é tentar misturar objetos verticais e horizontais, bem como misturar itens com texturas diferentes. Novamente, seu objetivo aqui é criar interesse visual no arranjo decorativo.
4. Combine Texturas e Cores
Os objetos decorativos podem e devem ser usados para adicionar interesse visual e contraste em um determinado espaço. Para isso, é importante combinar texturas e cores que conversem com o restante do ambiente. Definir objetos por cores complementares é uma boa opção, mas ao juntar cor e textura o efeito pode ser ainda melhor!
Alguns objetos são especiais para essa função, pois oferecem um conjunto completo em cor, textura e forma. Os potiches, bombonieres, candelabros e laternas marroquinas são apenas algumas sugestões que podem trazer mais vida e interesse ao seu ambiente.
Candelabro 3 Velas – Talloni Arte & Decor
5. Utilize Livros
Seja organizando uma estante de livros ou usando uma pilha de livros para ajudar a elevar ou adicionar interesse visual a outra superfície, lembre-se de misturá-los, organizando seus livros horizontalmente e verticalmente. Empilhar três livros juntos com um pequeno item decorativo no topo perto de uma seção de livros colocada verticalmente, cria um arranjo muito mais atraente do que simplesmente colocar todos os seus livros em uma linha vertical longa na prateleira.
Lembre-se de que os objetos decorativos são os toques finais adicionados ao seu espaço – eles devem combinar com a mobília para personalizar sua casa ou empresa. Esperamos que com essas dicas você possa organizar e decorar os ambientes de maneira muito mais fácil e efetiva, lembrando que o gosto pessoal e bom senso também são excelentes ferramentas.